sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Macacos usam força da mente para mover objetos

Macacos usam força da mente para mover objetos

Cientistas americanos implantaram um chip no cérebro de um macaco. Eles ligaram eletrodos na cabeça do animal e fizeram um computador interpretar os sinais enviados para movimentar um braço robótico.

Pesquisadores americanos estão desenvolvendo um projeto que pode revolucionar o tratamento de milhões de pessoas. A tecnologia já permite que macacos movimentem objetos mecânicos com a força do pensamento.

O macaco foi adestrado. Aprendeu a mandar comandos diretamente do cérebro, para mexer o braço robótico.

O animal conseguiu fazer diferentes movimentos com a mão mecânica, até como se estivesse girando a maçaneta de uma porta. Como recompensa, recebeu um gole de água.

Macacos são facilmente treinados para segurar objetos. O surpreendente nesse estudo foi como o macaco conseguiu mexer o braço sem tocá-lo.

Os cientistas da universidade de Pittsburgh implantaram um chip de quatro milímetros na parte do cérebro, responsável pelo controle motor. Ligaram eletrodos na cabeça do macaco e fizeram um computador interpretar os sinais cerebrais, enviados para movimentar o braço robótico.

No começo do estudo, no ano passado, os macacos mexeram o braço mecânico para ganhar um doce. Agora, pela primeira vez, conseguiram fazer movimentos complexos, como o de girar a mão artificial.

"O macaco aprendeu logo e passou agir naturalmente, como se o braço mecânico fizesse parte do corpo dele", explicou o cientista Andy Schwartz.

No ano que vem, começam os testes com humanos. Os pesquisadores querem provar que a tecnologia é segura e pode ajudar pacientes com paralisias a ter mais autonomia.

Um outro estudo parecido já está sendo testado. Pacientes tetraplégicos conseguiram mover o cursor do computador, usando apenas o cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário